Igreja Batista Betel no Capão da Imbuia

A Igreja

CONHECER A DEUS

AMAR AO PRÓXIMO

SERVIR GERAÇÕES

NOSSA HISTÓRIA

Somos uma igreja amorosa, missionária, firmada na Palavra de Deus e que serve as gerações.

Em Cristo, nos tornamos filhos de Deus e participantes de uma família espiritual, que entendeu a sua missão de evidenciar o amor de Deus pelo que vive e prega, produzindo nas pessoas, através do poder do Espírito Santo, um caráter semelhante ao de Cristo. Como igreja, buscamos preparar as pessoas para a obra do ministério, contemplando a todos os tipos de necessidades e levando as boas novas da salvação.

Como tudo começou...

No início da década de 1950, Curitiba tinha menos de 200 mil habitantes. A população se concentrava mais no centro do que na periferia. O bairro Capão da Imbuia parecia muito distante do perímetro central. Nesta região, havia poucas residências. A maioria dos terrenos tinha características de chácara. Deslocar-se do bairro ao centro era praticamente uma aventura, pois a linha de ônibus era única e seu limite alcançava apenas as primeiras residências da região.

Mesmo diante de um panorama pouco promissor para a época, houve quem acreditasse no desenvolvimento do bairro. Com o final da Segunda Guerra Mundial, ocorrida em 1945, a economia do Brasil dava sinais de crescimento. Assim, investir numa região pouco habitada representava ter visão de futuro.

No aspecto religioso, o Capão da Imbuia era desprovido de templos. Para congregar, seus moradores precisavam deslocar-se para locais mais próximos ao centro da cidade. Os evangélicos Batistas eram membros da Igreja Batista do Cajuru (atual Segunda Igreja Batista de Curitiba).

Em 16 de março de 1953 a SIB de Curitiba aprovou, em assembleia, a compra de um terreno no Capão da Imbuia, considerando então a possibilidade de construir uma congregação que pudesse atender os batistas da região. Mas foi somente em março de 1961, na rua Clávio Molinari número 67, que um terreno foi comprado e nele se construiu um templo de madeira, medindo 48 metros quadrados.

Em 21 de novembro de 1964, já com o funcionamento da EBD aos domingos pela manhã e dos cultos à noite, bem como dos cultos de Estudos Bíblicos e Oração nas quartas-feiras à noite, foi aprovada por nossa igreja mãe, a organização da Congregação Batista no Capão da Imbuia. O fato histórico ocorreu em culto especial no domingo, às 15 horas, do dia 29 daquele mesmo mês.

No dia 14 de janeiro de 1965, com 16 sócias, organizou-se a União Feminina Missionária, tendo como presidente a irmã Maria Alves Cordeiro. Também foi criada a União Mista de Treinamento, destinada aos jovens e adultos e a União dos Intermediários.

Organização...

Em 7 de janeiro de 1968, sob a presidência do Pastor Horst Treumann foi constituído o Concílio, com a presença de onze pastores, e assim foi organizada a Igreja Batista Betel, com 64 membros. Foi Secretário do Concílio o então Evangelista Samuel Lagos Mallo, hoje pastor emérito, e o pregador oficial foi o Pastor Francisco Rodrigues de Mello, da PIB de Antonina.

A primeira diretoria de nossa igreja teve como Presidente o Pastor Paulo Gailit, Vice moderador: Diácono Orígene P. Rosa, Primeiro secretário: Antônio da Costa, Segunda Secretária: Mailza Veiga Kroich; Primeiro tesoureiro: Diácono Samuel Lagos Mallo, Segunda tesoureira: Maria Alves Cordeiro.

Ao longo desses anos de trabalho abençoado
foram organizados cinco igrejas filhas:

  • Igreja Batista Sião de Curitiba (Ex Igreja Batista Vila Centenário);
  • Igreja Batista das Mercês;
  • Primeira Igreja Batista de Vila Oficinas (Ex Igreja Batista da Fé);
  • Igreja Batista Ebenézer (Ex Tarumã);
  • Igreja Batista Ágape.

Todas elas foram organizadas com templo próprio, e cada uma delas teve seu Pastor empossado no ato da organização.

Durante esses anos, nossa igreja teve quatro Pastores Titulares:

Pr. Paulo Gailit;

Pr. Samuel Lagos Mallo
(Pastor Emérito);

Pr. Joceli Alves Julião;

Pr. Luiz Marcelino da Cruz Neto,
Atual Pastor e Presidente desde 03/10/2015

Também serviram como Pastores Auxiliares:

  • Pr. Alípio A. Cordeiro;
  • Pr. Vicente Cropolatto Netto;
  • Pr. José de Godoi Filho;
  • Pr. Carlos Roberto Corrêa;
  • Pr. Uzias Cordeiro Mallo, que atuou como Pastor no ministério jovem;
  • Pr. Keith Hodges (missionário inglês que atuou interinamente);
  • Pr. Renato Gomes dos Santos;

Estrutura Física...

ginásio 2
volei

A instalação da sede da igreja Batista Betel com uma área total de 2.400 m2, além de aquisições de terrenos para as congregações, hoje frutíferas igrejas, foram feitas através de muito esforço, dedicação e desprendimento por parte dos pastores e seus membros, pois a igreja agia como em Êxodo 35:29 e I Crônicas 29:14 ofertando e trabalhando com alegria.

Hoje temos estacionamento, um edifício de Educação Cristã com mais de 300m2 em dois pavimentos, contendo cozinha, sanitários e salas para estudo da Palavra de Deus, além de um Ginásio de Esportes multiuso que tem como objetivo principal a evangelização.

Podemos afirmar com confiança que Betel é uma Igreja integrada na denominação batista, zelosa da sã doutrina, e que tem diante dela o grande desafio de exaltar o precioso nome do Senhor Deus e conquistar muitas vidas para Jesus Cristo.
Somos muito gratos por tudo que vivemos até aqui, mas, isso é só o início, cremos que Deus ainda fará coisas maiores em nós e através de nós!e

Fechar Menu